Vacina Varicela (Catapora)

Prevenção:

Previne a Varicela, também conhecido por Catapora.

É uma vacina atenuada, que contém vírus vivos “enfraquecidos” da Varicela, gelatina, traços de Neomicina e água para injeção.

Indicações:

A vacina é indicada a partir de 12 meses de idade.

A SBIm e a SBP indicam um reforço entre 2 e 4 anos de idade.

Doses:

- A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomendam duas doses da vacina varicela: a primeira aos 12 meses e a seguinte entre 15 e 24 meses de idade. Essas doses coincidem com o esquema de vacinação da vacina Tríplice viral e, portanto, o uso da Tetraviral pode ser adotado.

- Para crianças mais velhas, adolescentes e adultos suscetíveis são indicadas duas doses com intervalo de um a dois meses.

- O sistema público disponibiliza na rotina duas dose de varicela: na apresentação tetraviral — aplicada aos 15 meses nas crianças que já receberam a primeira dose de tríplice viral — e isolada, aos 4 anos

- Em situação de surto na região de moradia ou na creche/escola, ou ainda quando há um caso de varicela dentro de casa, a vacina pode ser aplicada em bebês a partir dos 9 meses – essa dose aplicada antes de 12 meses será desconsiderada no futuro e a criança deverá tomar as duas doses de rotina, conforme já descrito aqui. Até 72 horas após contato com portador do vírus (para alguns até cinco dias), a vacina pode evitar a doença.
 

Contra indicações:
- Anafilaxia aos componentes

- Gestação

- Imunodeprimidos, em uso de corticoide por mais de 15 dias (>2mg/kg/dia ou 20mg/dia de prednisona)

- Doenças febris agudas

- Tratamento com derivados do sangue (consultar equipe técnica), quimioterapia e radioterapia nos últimos 3 meses.

- Deve-se evitar gestação por 30 dias e uso de ácido acetilsalicílico (AAS) por 6 semanas após a vacinação. Pode ser aplicada simultaneamente a qualquer vacina. Caso não sejam aplicadas no mesmo dia, intervalar 30 dias da vacina contra febre amarela e tríplice viral.
 

Eventos adversos:
- Dor, vermelhidão e inchaço no local. Ocasionalmente, forma-se nódulo subcutâneo.

- Após 5 a 7 dias, podem ocorrer: febre baixa, por 2 a 3 dias, e manchas vermelhas (2% dos casos).

- Cerca de 3% dos vacinados podem apresentar algumas vesículas, principalmente próximas ao local de aplicação.

Valor: R$ 190,00