Entenda sobre a vacina da gripe e Campanha de vacinação em 2021

Entenda qual a relação da vacina da gripe com a COVID-19, sobre a campanha de vacinação em 2021, quem deve tomar e mais informações.

 

A vacina da gripe é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para todas as pessoas. O imunizante protege contra doenças causadas pelo vírus Influenza, que acomete o sistema respiratório. Crianças pequenas, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa correm alto risco de se contaminar e desenvolver as formas graves da doença. 

Os sintomas da gripe incluem febre, calafrios, dores musculares, tosse, congestão, coriza, dores de cabeça e fadiga, podendo evoluir até para uma pneumonia.

No Brasil, há duas vacinas capazes de proteger contra a doença: a trivalente, disponível no sistema público de saúde, e a quadrivalente, disponível no sistema privado de vacinação.

O que é a vacina da gripe?

A vacina da gripe é a forma mais eficaz de prevenir doenças infecciosas do trato respiratório. Os vírus da gripe sofrem mutação frequentemente, então a reformulação da vacina é essencial a cada ano. Ela é indicada para todas as pessoas que possuem mais de seis meses de idade e é muito segura, sendo contraindicada apenas em caso de alergia grave a componentes da vacina. 

 

banner vacina da gripe

 

Como a vacina influenza funciona?

Há dois tipos de vacinas disponíveis no momento. No Brasil, possuímos a vacina quadrivalente na rede privada, que é composta por quatro subtipos do vírus Influenza - dois subtipos A e dois subtipos B, que dependem do vírus circulante no ano anterior.

A vacina disponível na rede pública é a vacina trivalente, que é composta por dois subtipos de Influenza A e um subtipo do vírus da Influenza B.

Quantas doses da vacina da gripe devo tomar?

No primeiro ano de vacinação, para crianças de 6 meses a 9 anos, são duas doses com intervalo de um mês entre elas. A partir do segundo ano de vacinação, deve ser feita uma única dose anualmente.

Para crianças com mais de 9 anos, adolescentes, adultos e idosos, a recomendação é apenas de uma dose anual. 

Reações adversas da vacina

A vacina contra a gripe é segura e poucas pessoas relatam eventos adversos após tomá-la. 

Reações comuns

As reações mais comuns da vacina são dor, vermelhidão e inchaço no local da aplicação, dor muscular, mal-estar, cansaço, perda de apetite, irritabilidade, agitação, sonolência.

Outras reações que acometem uma parcela menor da população, mas ainda assim são consideradas comuns são tontura, náusea, vômito, diarreia, dor abdominal, dor nas articulações, sudorese excessiva.

Reações incomuns

Apenas 1% dos pacientes vacinados relatam febre, mal-estar e dor muscular, que costumam não demorar a passar. Reações alérgicas graves (anafilaxia) são raríssimas. 

Por que devo tomar a vacina da gripe durante a pandemia?

Tomar a vacina da gripe durante a pandemia é essencial para proteger você e toda a comunidade ao seu redor de doenças infecciosas causadas pelo vírus Influenza. 

Os sintomas da gripe e o da COVID-19 são muito semelhantes. Em tempos de pandemia, é importante prevenir doenças que podem ser evitadas pela vacinação, o que reduz a necessidade de ida aos hospitais já superlotados com os casos de Coronavírus.

Porém, recomenda-se o período de 14 dias antes e após as doses da vacina COVID-19 para se imunizar contra a gripe.

Quando acontecerá a campanha de vacinação da gripe 2021?

O calendário vacinal da gripe em 2021 da rede pública ocorrerá de 12 de abril a 9 de julho de 2021. A campanha deste ano será semelhante à do ano passado e será dividida da seguinte maneira:

  • Primeira etapa (12 de abril a 10 de maio): idosos (a partir de 60 anos) e profissionais da saúde

  • Segunda etapa (11 de maio a 8 de junho): portadores de doenças crônicas não transmissíveis, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e povos indígenas.

  • Terceira etapa (09 de junho a 9 de maio): crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães no pós-parto, pessoas com deficiência, professores de escolas públicas e privadas e pessoas de 55 a 59 anos de idade.

Quem deve tomar a vacina em 2021?

Todos devem se imunizar contra a gripe em 2021, principalmente durante a pandemia, uma vez que diminui os riscos de infecções respiratórias.

Devemos reforçar que a vacina da gripe não é capaz de conferir proteção contra o Coronavírus, apenas contra o vírus Influenza, mas mesmo assim pode auxiliar nesse momento difícil em que estamos vivendo, evitando novos surtos de doenças. 

Fazer seu teste de COVID-19 é a única forma de confirmar o diagnóstico da doença e iniciar rapidamente o tratamento. Em caso de suspeita, vá ao laboratório mais próximo. 

Onde encontrar a vacina contra a gripe?

A vacina da gripe está disponível nos serviços públicos e privados de vacinação.  

Na rede pública, a vacina trivalente está disponível para grupos considerados prioritários pelo Ministério da Saúde:

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade;

  • Gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto);

  • Adultos a partir de 55 anos;

  • Profissionais da saúde;

  • Professores e profissionais de escolas públicas e privadas;

  • População indígena, pessoas com doenças crônicas (como diabetes, doenças cardíacas e respiratórias, imunocomprometidos, entre outras);

  • Forças de segurança e salvamento; 

  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, bem como a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Já na rede privada, não há limite de idade e todas as pessoas podem se vacinar com as vacinas trivalente ou quadrivalente a partir dos seis meses de vida. 

Aqui no Laboratório Lâmina não é necessário agendar sua vacina, basta saber onde comprar e se imunizar com rapidez e eficiência.

 

Referências:

IFF Fio Cruz. Entenda a vacina da gripe. Disponível em: http://www.iff.fiocruz.br/index.php/8-noticias/332-vacinagripe#:~:text=A%20vacina%20da%20gripe%20imuniza%20somente%20contra%20os%20v%C3%ADrus%20que,vacinas%20trivalente%20e%20a%20quadrivalente.

SBIm. Vacina Gripe (Influenza). Disponível em: https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/vacina-gripe-influenza