Saiba quando fazer o Teste de Variantes da COVID-19

Saiba quando fazer o Teste de Variantes da COVID-19


O teste de variantes de COVID-19 é o novo exame do laboratório Lâmina. Ele é uma excelente opção para aqueles que possuem diagnóstico positivo da doença e desejam saber por qual das cinco variantes do SARS-Cov-2, de maior importância que circulam no Brasil, é causadora da infecção.
 

Para que serve o teste de Variantes da COVID-19?

Este teste de COVID-19 serve para identificar se uma das cinco variantes de maior incidência no Brasil é responsável por causar a infecção ativa naquele momento.

Podem ser identificadas três variantes de preocupação (VOC): B.1.1.7; B.1.351 e P.1 e duas variantes de interesse (VOI): P.2 e N.9.
 

Quais variantes o exame detecta?

O exame detecta as seguintes variantes: 

  • B.1.1.7 (Reino Unido): segundo a agência de saúde pública inglesa (PHE), a variante se propaga com maior facilidade e rapidez do que outras variantes e é cerca de 60% mais letal;

  • B.1.351 (África do Sul): Estudos realizados no país de origem mostram que cerca de 2% dos pacientes que foram infectados anteriormente pelo vírus, foram reinfectados com a variante B.1.351. Além disso, sua taxa de transmissibilidade é 50% mais alta que as demais.

  • P.1 (Amazonas): Possui maiores taxas de transmissibilidade e está associada a quadros clínicos mais graves. Além disso, já há casos de reinfecção com essa variante.

  • P.2 e N.9(Brasil): Ambas apresentam a mutação E484K, associada à capacidade de escape da resposta imune. 


Para quem é recomendado o teste de variantes da COVID-19?

O teste é indicado para aqueles que possuem diagnóstico confirmado por exame PCR para COVID-19, ID now, RT-LAMP ou antígeno da COVID-19 há menos de 10 dias

É importante dizer que caso você opte por fazer o teste de variantes sem um diagnóstico confirmatório de COVID-19 até 10 dias antes do teste de variantes, a chance de o teste apontar resultado falso negativo para COVID-19 é maior.


Informações para a realização do exame

As principais informações para realizar o teste são: 

  • Como é feito: é utilizado biologia molecular para realizar o exame.

  • Requisitos: ter um diagnóstico de COVID-19 por RT-PCR, ID now, RT-LAMP ou antígeno positivo e início do quadro de sintomas há menos de 10 dias.

  • Método de coleta: Swab de nasofaringe.

  • Prazo de resultado: até 96 horas após a coleta do exame. 


O teste é indicado para saber se estou com COVID-19?

Não, o exame não substitui os testes convencionais de diagnóstico, tais como RT-PCR, ID now, RT-LAMP ou antígeno da COVID-19 . Todos esses são considerados exames de alta especificidade, por isso são os mais indicados.
 

Onde fazer o exame?

O teste está disponível em nossas unidades, basta escolher a mais próxima a você. Confira as unidades e marque seu exame através do nosso agendamento online.

 

Clique aqui para agendar seu exame de variantes covid