Com a saúde em dia, você pode viver com mais disposição, evitar doenças graves e até alcançar a tão desejada longevidade. Mas no caso dos homens, a preocupação com a saúde nem sempre é prioridade. Em geral, eles não têm a mesma preocupação com a saúde que as mulheres, pois elas iniciam os cuidados desde a adolescência quando começam as visitas ao ginecologista.
O Novembro Azul é uma campanha de conscientização para reverter esse cenário. Apesar de ser ainda recente no Brasil, a causa já foi abraçada por diversas instituições e celebridades, e ganha cada vez mais visibilidade. A campanha tem como objetivo espalhar a informação e incentivar os cuidados com a saúde do homem – principalmente para os exames de próstata e do coração.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer, cerca de 60 mil novos casos de câncer de próstata aparecem no Brasil anualmente. E, junto a esse tipo de câncer, as doenças coronarianas também são motivo de preocupação, por serem assintomáticas e de difícil tratamento. Com métodos avançados de medicina diagnóstica, é possível identificar até mesmo as doenças mais silenciosas e permitir um tratamento rápido e mais eficiente.
Cuidar da sua saúde é ter atitude! O ideal é que o homem procure um clínico geral ou um urologista pelo menos uma vez por ano na fase adulta.
Veja os principais exames para cada faixa etária:
A partir dos 20 anos
- avaliação de glicemia
- hemograma completo
- palpação da bolsa testicular
- perfil lipídico e urina.
A partir dos 30 anos
- eletrocardiograma
- raios-X de tórax
- teste ergométrico
A partir dos 40 anos
- audiometria
- toque retal da próstata
- PSA
- ressonância magnética multiparamétrica da próstata
- ultrassonografia de abdômen
A partir dos 50 anos
- todos os exames a partir dos 20 anos
- colonoscopia
- colonoscopia virtual por tomografia