Coagulograma: o que é e para o que serve

Coagulograma: o que é e para o que serve

O coagulograma é um conjunto de exames responsáveis pela análise de alterações da coagulação presentes no sangue humano. Com ele, é possível identificar doenças ou complicações e iniciar o tratamento o mais rápido possível. 

Esse exame pode ser indicado pelo médico em várias ocasiões, principalmente antes de cirurgias para avaliar possíveis riscos de sangramento. 

O que é coagulograma?

Coagulograma é um conjunto de exames que permite avaliar os processos de coagulação do sangue.

Para que serve o coagulograma?

O coagulograma possui inúmeras aplicações clínicas, nas quais saber o real status de capacidade coagulatória faz grande diferença. 

Abaixo citamos alguns exemplos de situações que são necessárias a avaliação do processo de coagulação:

  • Pré-operatório de qualquer cirurgia, pois avalia o risco de sangramento;

  • Investigação de sangramentos espontâneos que demoraram para cessar;

  • Diagnóstico diferencial de sangramentos uterinos fora do período menstrual; 

  • Diagnóstico e seguimento de doenças hematológicas;

  • Acompanhamento em vigência do uso de medicamentos que alteram a coagulação;

  • Após a picada de animal (cobras) ou inseto (aranhas e escorpiões), cujo veneno possa ter propriedades que alteram a coagulação sanguínea;

  • Suspeita de dengue.

Como é feito?

O coagulograma é um exame de sangue de coleta rápida, sem a necessidade de preparo prévio.

Para a avaliação correta dos testes, é de extrema importância que o paciente informe todos os tipos de medicamentos que esteja utilizando, especialmente antibióticos e anticoagulantes.

Exames do coagulograma completo

A coagulação é um processo sequencial de eventos dentro do nosso corpo. Chamamos de cascata da coagulação pois várias substâncias estão envolvidas (fatores de coagulação) e a ativação de um produz outras substâncias que ativam os demais de forma sequencial, em cascata. Além dos fatores de coagulação, as plaquetas, a vitamina K e o cálcio possuem papéis essenciais para uma boa coagulação.

Tempo de Protrombina (TP)

O TP avalia a via extrínseca da coagulação, que é composta pelos fatores III (tromboplastina tissular), VII, X, V, II (protrombina), I (fibrinogênio) e finalmente a fibrina.

Tempo de Tromboplastina Parcial Ativado (TTPA)

O TTPA avalia a via intrínseca da coagulação que envolve vários fatores de coagulação como os fatores XII, XI, IX, VIII, X, V, II (protrombina), I (fibrinogênio) e finalmente a fibrina.

Quantidade de plaquetas

O exame avalia a presença, a quantidade e a forma das plaquetas. As plaquetas são fragmentos celulares, também conhecidos como trombócitos, presentes no sangue e que estão intimamente relacionadas à formação de coágulos.

 

https://www.coladaweb.com/biologia/corpo-humano/coagulacao-sanguinea

Preparo e indicações

O coagulograma não necessita de preparo prévio e nem de jejum. O exame está indicado toda vez em que se deseja conhecer a capacidade de coagulação de uma pessoa.

Precisa de jejum para fazer o coagulograma?

Não é necessário.

Por que o coagulograma é importante?

O coagulograma permite diagnósticos variados, como, por exemplo, doenças hematológicas, intoxicações, doenças infecciosas e entre outras. Ele também avalia o risco de sangramento em procedimentos ou em vigência do uso de medicamentos.

Quais informações são obtidas no coagulograma?

O coagulograma permite avaliar a cascata de coagulação e, desta maneira, identificar falhas e o local da falha. De forma geral, permite avaliar se o corpo possui condições de estancar um sangramento ou se está predisposto à formação de coágulos.

Onde e quando fazer o exame?

O exame pode ser realizado em todas as unidades do laboratório Lâmina. Para agendar, basta acessar nossa plataforma de agendamento online.

É necessário o pedido médico para a cobertura da operadora de saúde, mas também está disponível na forma particular, por solicitação própria.

Agende seu exame