Eletrocardiograma: Entenda para que serve o ECG e quando o exame é recomendado

 

Agendar Eletrocardiograma
 
 

Eletrocardiograma é um exame inicial de avaliação da saúde cardiovascular, a fim de detectar algumas anormalidades cardíacas. Também conhecido como ECG, é um exame também solicitado pelo cardiologista para acompanhar a evolução de algumas doenças, assim como para avaliar a eficácia de medicamentos para arritmia ou marca-passos.

 

O QUE É ELETROCARDIOGRAMA?

O Eletrocardiograma, também é chamado de eletrocardiografia, é um exame de avaliação da atividade elétrica do coração através de eletrodos fixados na pele. A partir disso, é possível detectar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto.
 

O QUE O EXAME PODE DETECTAR?

Alguns problemas cardíacos que o eletrocardiograma pode diagnosticar: irregularidades no ritmo cardíaco (arritmia), aumento de cavidades cardíacas, patologias coronarianas, infarto do miocárdio, distúrbios na condução elétrica do órgão, problemas nas válvulas do coração, infarto em situações emergenciais, doenças genéticas, doenças transmissíveis, entre outros.

Ele também pode ser usado para verificar a saúde do coração quando outras doenças ou condições estão presentes, tais como: pressão alta ou hipertensão, colesterol alto, tabagismo, diabetes e pessoas que apresentem um histórico familiar de doença cardíaca precoce.

Além disso, o exame também serve para monitorar dispositivos implantados no coração, como marca-passos, e avaliar seu funcionamento no coração.

 

COMO É FEITO O ELETROCARDIOGRAMA?

exame eletrocardiograma é rápido, simples, indolor e realizado no Delboni. Durante a realização do ECG, o paciente fica deitado numa maca em repouso por 5 minutos antes do procedimento, para que o resultado não sofra influência de fatores externos, tais como atividades físicas ou uso de cigarros e de preferência que o paciente esteja em jejum. Os impulsos elétricos do coração são registrados em um pedaço de papel.

Em seguida, os eletrodos são colocados na parede torácica anterior (região frontal do peito), nos punhos e tornozelos, e aplica-se um gel sobre esses dispositivos para auxiliar na medição da corrente elétrica. É recomendado que a pele esteja bem limpa e desengordurada nos locais de fixação dos eletrodos.

Em alguns casos, se o corpo do paciente tiver muitos pelos, uma depilação será necessária. O eletrocardiógrafo é ligado e conectado aos eletrodos por meio de fios que irão registrar a atividade elétrica do coração. Após o exame, o aparelho fará a impressão de 12 visões diferentes do órgão.

 

PRÉ-REQUISITOS

Para realizar um eletrocardiograma, não há muitos pré-requisitos. Além de se dirigir à unidade com toda a documentação e no horário agendado, o paciente deve informar quais medicações está fazendo uso, pois alguns medicamentos podem alterar o resultado do exame. No mais, o paciente deve observar a lista de contra-indicações do exame. 

 

Agendar Eletrocardiograma

 

PREPARO DO EXAME

Alguns preparos simples podem ser solicitados através do Nav:

  • O paciente deve sempre relatar ao médico os medicamentos que faz uso, já que alguns deles podem causar alterações no resultado do exame;

  • O exame não deve ser feito com acessórios, tais como jóias no pescoço, braços ou pulso;

  • Para homens com muitos pelos no tórax, pode ser necessário cortá-los;

  • Não é recomendado praticar exercícios físicos antes do exame, pois pode alterar o nível do batimento cardíaco.
     

TEMPO DE DURAÇÃO

O eletrocardiograma geralmente leva de 5 a 10 minutos para ser concluído.


PERIODICIDADE DO ELETROCARDIOGRAMA

O exame deve ser executado periodicamente, variando de acordo com a faixa etária e o sexo biológico. Mulheres a partir dos 50 anos e homens a partir dos 40 anos devem fazer o exame ECG anualmente. Além disso, ele também pode ser solicitado para exames admissionais e demissionais para trabalhadores.

 

O QUE É ECG COM LAUDO?

O eletrocardiograma com laudo é um relatório médico emitido pelo cardiologista em que consta a interpretação médica do exame de eletrocardiograma e se o resultado do paciente foi normal ou alterado.

 

RESULTADOS DO ELETROCARDIOGRAMA CONVENCIONAL

Geralmente os resultados podem ser vistos logo após o exame ser feito. Se os resultados detectarem qualquer problema com os batimentos cardíacos, pode ser necessário repetir o ECG ou fazer outros exames, como um ecocardiograma, holter ou exames mais complexos. Porém, um resultado normal não exclui a presença de doenças cardíacas. Por isso a importância da avaliação geral com um médico.

 

  • Resultados normais do eletrocardiograma: geralmente entre 60 e 100 batidas por minutos (bpm).

  • Resultados anormais: quando o coração bate muito lentamente (abaixo de 60 bpm); O coração bate muito rápido (acima de 100 bpm).

 

APARELHO UTILIZADO PARA O ELETROCARDIOGRAMA

O aparelho utilizado para fazer o exame é chamado de eletrocardiógrafo digital e geralmente é compacto e portátil. Ele pode ser utilizado conectado a um computador ou notebook. Por isso, o eletrocardiógrafo pode ser usado mesmo sem energia, pois trabalhará com a bateria do computador portátil.

Ele capta a atividade elétrica por meio da pele do paciente, gerando imagens lineares em ondas que demonstram um padrão. Tais ondas recebem uma denominação específica e representam um significado reconhecido pelo profissional cardiologista.

 

QUANDO AGENDAR ELETROCARDIOGRAMA?

A solicitação do exame se dá por orientação médica, conforme a avaliação do quadro apresentado pelo paciente em sua consulta. 

 

Agendar Eletrocardiograma
 
 
 
Delboni é um laboratório da marca Dasa